quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Sugestões para o calendário do futebol brasileiro

Nos últimos dias, vêm-se falando em adequação do calendário brasileiro ao europeu. Já fui contra, mas em função das dificuldades atravessadas pelos clubes brasileiros, e o empobrecimento dos nossos campeonatos ano após ano, hoje defendo a medida. Contudo, é necessário que se saiba proceder essa mudança, pois ao contrário do que possa parecer, não é nada simples, nada que se limite a uma 'canetada'.

Em primeiro lugar, a nossa realidade futura não poderá ser uma cópia descarada da européia. Algumas adaptações terão de ser feitas. As competições poderiam ser alocadas da seguinte maneira:

Agosto a Junho: Campeonato Brasileiro (as 4 divisões) e Copa do Brasil, sendo esta disputada com maior espaçamento de datas, o que representaria até mesmo um melhor planejamento para essa competição.

Janeiro a Junho: Libertadores da América e Copa do Brasil (permanecem como são hoje)

Agosto a Dezembro: Copa Sulamericana (permanece como é hoje)

ESTADUAIS: Já tentaram acabar com eles, ou minimizá-los, e não conseguiram. São os mais tradicionais campeonatos do Brasil, centenários, e terão de ser adaptados a este novo calendário. Afim de valorizar os 'pequenos clubes', e lhes dar mais tempo de atividade, Os chamados grandes disputariam uma segunda fase, com duração de 2 meses, contra igual número de 'pequenos', que seriam os classificados de uma fase eliminatória disputada nos meses anteriores. Dessa maneira, os estaduais poderiam durar de Agosto a Setembro para os 'pequenos', e de Outubro a Novembro para os grandes e os 'pequenos' classificados. Assim, a fase final do Estadual não coincidiria com a fase final do Brasileiro e nem da Copa do Brasil. E nem mesmo com a Copa Sulamericana, que teria sua fase final disputada em Dezembro.

Enfim, tudo isso é só uma opinião.


Maicosuel, Keirrison e Nilmar: jovens que deixaram o Brasil rumo à Europa em 2009

A janela do início do ano é menos nociva aos clubes brasileiros do que a do meio do ano. Basta aos clubes saberem também se proteger dela.

O fim do mês de junho e o mês de julho seriam destinados às transferências, pré-temporada e por ventura às disputas de torneios internacionais na Europa, América do Norte, Ásia etc.

LDU enfrenta Real Madrid e Boca Jrs. enfrenta Manchester United: Brasileiros ficaram mais uma vez de fora

Nenhum comentário: