quarta-feira, 28 de maio de 2008

Amistosos internacionais

Neste exato momento, às 17:54, quando escrevo este texto, a Inglaterra vai vencendo os EUA por 2x0. Ontem, a Alemanha empatou com a Bielo-Russia em 2x2. Evidentemente que os jogadores de certa maneira se pouparam, afinal estamos em fim de temporada e contusões nessa época são muito comuns. O Kaká que o diga, já que foi submetido a uma intervenção cirúrgica no joelho esquerdo numa clínica do Méier pelo Dr. Runco, do Flamengo e da Seleção. Em seguida, o meia do Milan e da Seleção iniciará a reabilitação fisioterápica no Reffis, hoje uma referência em reabilitação desportiva no Brasil. Pra quem não sabe, o Reffis é o centro de fisioterapia do São Paulo Futebol Clube.

Voltando ao assunto dos amistosos internacionais, um resultado que me surpreendeu foi a vitória do Uruguai sobre a Turquia por 3x2, fora de casa. Por mais que o Uruguai não seja nem sombra do que já foi um dia, tem camisa. E camisa, meus caros, pesa. Quem tem camisa deve ser temido.

Todos esses amistosos servem para interesses diversos: Eurocopa, Eliminatórias-2010, Jogos Olímpicos. O Brasil mesmo fará dois amistosos, visando as duas últimas, com uma equipe mesclada, com jovens sub-23 e experientes jogadores, como o Adriano, que ao que parece superou os delicados problemas que o fiseram sair da Itália e passar seis meses no São Paulo, no já citado Reffis. O São Paulo ficou pelo caminho no paulistão e na libertadores, mas Adriano deixará saudades no Morumbi. Esperamos todos que, na Seleção e na Internazionale, volte a ser o decisivo atacante que nos deu duas memoráveis conquistas em 2005: Copa América e Copa das Confederações, ambas em cima da Argentina, nossos maiores rivais na face da Terra.

Voltando ao velho continente, a Eurocopa vai pegar fogo. A ausência da Inglaterra é uma surpresa. Mas o futebol é feito de surpresas, e justamente a última Euro foi uma das maiores demonstrações desse tipo de surpresa: A Grécia, que em pleno solo português derrotou os anfitriões por duas vezes, sendo uma delas na final.

Nenhum comentário: